terça-feira, 10 de maio de 2011

RELIGIÃO E TEOLOGIA

Num primeiro momento, observando o titulo acima, pode-se perceber que há a pretensão de caracterizar cada uma das expressões desse titulo, ou talvez muitos considerem um e outro como a mesma coisa. Naturalmente religião envolve teologia(s) e teologia envolve religião(ões), porém, tentaremos diferenciar a religião ou as ciências da religião da teologia.
Teologia aborda um campo especifico de estudo dentro de uma tradição religiosa. Desse modo podemos falar de teologia cristã e de teologias especificas na tradição cristã como a teologia católica romana, a teologia ortodoxa ou a teologia protestante. Poderíamos ainda ser mais específicos mencionando particularidades inclusas nessas teologias como a teologia da libertação, a teologia neo-ortodoxa, a teologia liberal, a teologia existencial, a teologia reformada, a teologia pentecostal ou neopentecostal. Podemos também fazer referência à teologia umbandista, à teologia budista, taoista, xintoísta, islâmica, judaica ou hindu.
Se falarmos em ciências da religião, teremos um alcance mais abrangente. Não seremos tão específicos na tentativa de compreender esta ou aquela teologia, mas, as teologias das religiões, sua história, seus símbolos e outros aspectos como um único objeto de estudo. Faríamos o estudo cientifico do fenômeno religioso enquanto característica do homem desde os tempos mais remotos até o presente. Analisaríamos a religião sob a ótica filosófica, sociológica, histórica e psicológica abordando questões como a tradição, a sociedade sob influência da religião, o conjunto de costumes, a cosmologia dos diferentes grupos religiosos ou a cosmovisão, os conflitos resultantes, e é claro, as perspectivas do fato religioso.
De uma outra maneira poderíamos encarar a religião como fator de ligação ou religação a algo ou alguém, assim temos a religião com uma visão de passado, presente e futuro. As religiões encaram essa religação como um fato subjetivo (pessoal) que pode ser inclusivista (geral) ou exclusivista (restrito). Usando como exemplo o cristianismo, pode-se perceber sua tendência exclusivista, isto é, a idéia de salvação ou sua possibilidade só ocorre dentro do cristianismo. Porém, essa é a opinião da maioria dos que se declaram cristãos e não da totalidade.
Essa reflexão aqui, obviamente, não tem a pretensão de um alcance extenso, rigoroso em metodologia, apenas um esclarecimento útil aos iniciantes desse estudo. Sou um profundo apaixonado pelo estudo da religião. Ela envolve fatores que são de grande inquietação aos seres humanos como, por exemplo, a questão das origens e dos acontecimentos finais, escatologicamente falando. Nossas mentes são limitadas nessa tentativa de compreensão, no entanto, considero um trabalho gratificante e apaixonante se atentarmos para a idéia de mudanças de estruturas da sociedade, de renovação, de reflexão a respeito de questões que envolvem a todos. Não tenho a intenção de dizer o que é a verdade religiosa aqui, pois para isso seriam levantadas muitas afirmações e contra-afirmações e provavelmente cairíamos no relativismo que é tão atraente às pessoas, mas, o estudo do fenômeno religioso é indispensável se pretendemos também conhecer o homem em sua história, em sociedade e as suas esperanças de felicidade.
Postado por DAVID LIMA 1975

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