terça-feira, 10 de maio de 2011

RELIGIÃO CRISTÃ E CIÊNCIA

Quando me refiro à religião cristã, falo das tradições religiosas históricas que envolvem a idéia de cristianismo, isto é, o catolicismo romano, os ortodoxos e o protestantismo. As influências de pensadores europeus e americanos nas estruturas de pensamento religioso sob a ótica cristã tem sido bastante perceptível quando se fala em reinterpretar as escrituras considerando as descobertas (?) cientificas.
Poderíamos apontar dentro da teologia variadas formas de reinterpretação na tentativa de conciliar os relatos bíblicos sobre determinados fatos (a criação, por exemplo) com as afirmações presentes nas ciências humanas e da natureza. Assim, na teologia cristã histórica ou mais precisamente nas idéias de pensadores cristãos. Temos como exemplo do que relatamos agora os modelos do tipo “criacionismo intermediário” e o “criacionismo fundamentalista cientifico”.
No criacionismo intermediário está precisamente contida a idéia de união entre pensamento religioso com as ciências. Apresenta um conteúdo fortemente filosófico e cientifico considerando aspectos éticos ou elementos divinos que não entrem em choque com as ciências. A questão de dogmas pode ser relativizada ou flexibilizada de acordo com as conveniências. Um exemplo clássico dessa reinterpretação teológica se aplica à questão do dilúvio (universal ou local?).
O criacionismo fundamentalista cientifico procura resgatar a ortodoxia religiosa unindo os relatos bíblicos às descobertas cientificas colocando essas descobertas abaixo dos relatos bíblicos. Nesse caso, por exemplo, tenta validar a idéia de uma terra jovem com base nos métodos de datação utilizados pelas ciências.
Aqueles que têm poucas objeções à teoria da evolução ou mesmo não tendo qualquer objeção a essa teoria e que, no entanto mantém sua crença de que por trás da ordem existente no universo está uma mente inteligente, um ser sobrenatural, são chamados de evolucionistas teistas. Também deve ser dito aqui que o criacionismo puro, aquela forma de interpretação biblica sem qualquer pretensão cientifica permanece ativo nas mentes das pessoas é a tradição religiosa que se impõe ou as verdades da fé judaico-cristãs na sua forma mais primitivas.
Postado por DAVID LIMA 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário